NEWS

Acompanhe aqui todas as novidades Gresilva®. Informação sobre produtos e eventos e as melhores dicas para grelhados perfeitos.

Categorias

  • (25)
Porque a segurança dos colaboradores é uma prioridade  13.01.2022 |

Porque a segurança dos colaboradores é uma prioridade

Um equipamento para proteger o trabalhador

 

A proteção e a segurança dos colaboradores no local de trabalho, tem de ser uma preocupação natural das instituições, é algo que não se pode descurar.

Segundo estudos da U.S. DEPARTMENT OF LABOR, as doenças músculo-esqueléticas (MSDs), que interferem com os músculos, nervos, ligamentos e tendões podem aparecer em funções que exijam esforços elevados, a posturas incorretas e a ações repetitivas.

Por esses motivos, ao serem aplicados os princípios ergonómicos, não só se está a prevenir o aparecimento de MSDs como também a melhorar o bem-estar e o rendimento dos colaboradores.

Uma das principais funções da ergonomia é oferecer as melhores condições de operacionalidade durante o período laboral.

“A ergonomia é a aplicação do conhecimento científico no design de objetos, sistemas e tecnologia utilizada pelo ser humano com o objetivo de garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores e aumentar os níveis de produtividade.” Associação Portuguesa de Segurança.

Consideremos a seguinte situação:

Numa churrasqueira que vende frango de churrasco, a forma mais comum de cortar o frango, é o corte manual com tesoura. A quantidade de frangos que se cortam por dia, requer inúmeros movimentos repetitivos, que mediante a sua intensidade, pode causar o aparecimento de tendinites. Esta consequência, lesa não só o operador que fica em sofrimento e inibido da sua actividade, como o comerciante que fica sem o colaborador ou colaboradores durante a sua recuperação, advindo daí custos extraordinários.

Neste caso, de que forma uma Cortadora de Frango elétrica melhora o bem-estar e a produtividade dos funcionários?

A Cortadora elétrica de frango assado, permite cortar o frango num movimento único, rápido, simples, seguro e sem esforço.

E de que forma?

Segura porque:
• o movimento do cortante é controlado por autómato;
• o comando é bimanual, o operador tem que pressionar os dois botões em simultâneo;
• é operado apenas por um único operador,
• a paragem de emergência é acionada sempre que o operador deixa de pressionar um dos botões, e o cortante retoma a sua posição inicial.

Silenciosa - porque é elétrica, prescindindo da força hidráulica ou pneumática, pelo que o ruído é muito reduzido.
Rápida – na redução do tempo de corte, o frango é cortado num único movimento.
Fácil de utilizar
Fácil de instalar – porque requer somente uma tomada monofásica.
Económica - consome 0,25kW.
Fácil na limpeza - para limpeza das lâminas de corte basta retirar o cortante, (sem utilização de qualquer ferramenta), lavar na máquina ou lavar com produto de limpeza adequado, e terminar passando por água corrente.
Melhor apresentação do produto final - o corte é efetuado pelas lâminas num único movimento, o frango fica com melhor apresentação para o cliente.

Ter um equipamento como este, permite obter redução de custos e aumentar a rentabilidade do negócio, tendo em conta que:

  • aumenta a capacidade de resposta ao cliente;
  • os trabalhadores não se ausentam por motivos de saúde (devido às MSDs);
  • o tempo no corte do frango é mais reduzido;
  • se reduzem os acidentes de trabalho;
  • o operador não tem que ser recolocado por incapacidade;

Reflexão final: posto isto, será que utilizar uma tesoura ainda é a solução ou será uma Cortadora?

 

 

 

GRESILVA® - 2020